5 Formas de Potencializar a Limpeza de sua Lava-louças: deixe-a funcionando como nova!

A sua lava-louças, devido à constante utilização, deveria ser um dos eletrodomésticos mais limpos da sua casa, não concorda? Na verdade, não é bem assim.

Com o passar do tempo, a sua máquina de lavar louça, juntamente com as suas partes ocultas, acumula resíduos de alimentos, gordura, depósitos minerais e detergente não dissolvido. Esses elementos, com o tempo, podem afetar a qualidade da lavagem e os resultados que você obtém após o fim do ciclo de lavagem.

Depois de tanta pesquisa para comprar a melhor lava-louças, você não vai querer que ela passe a funcionar de uma forma inesperada, não é mesmo? Felizmente, com algumas estratégias simples e os produtos adequados, é fácil manter a sua máquina em bom estado.

Utilize um limpador específico

Como mencionado anteriormente, qualquer tipo de acúmulo pode prejudicar a eficácia da lavagem, deixando resíduos de alimentos e um odor desagradável na máquina de lavar louça.

Existem alguns produtos específicos para cumprir este papel no mercado, e você irá pagar bem barato por um destes.

Nós recomendamos o Jimo Lava Máquinas em pastilha. Cada embalagem vem com duas pastilhas hidrossolúveis e seu uso é muito simples: basta adicioná-las dentro da sua lava-louças e iniciar um ciclo de lavagem sem nenhum utensílio dentro. Recomendamos que escolha o programa mais demorado do seu equipamento, e aquele que utilize temperatura de enxágue com a temperatura mais elevada.

Jimo limpador  de lava louças

Pronto! No fim deste ciclo, através do processo enzimático das pastilhas, sua máquina estará livre de gorduras acumuladas e com um cheiro cítrico super agradável.

Remova os restos de comida dos itens antes de colocá-los na lava-louças

Simplesmente raspe todos os resíduos de comida dos pratos – geralmente não é necessário fazer uma pré-lavagem “tradicional” (aliás, nem é recomendado) se estiver utilizando um detergente de alta qualidade. Esta etapa removerá eventuais pedaços de comida antes de colocar os utensílios na máquina de lavar louça.

Fazer isso evitará o acúmulo de sujeira em sua lava-louças, o que contribuirá para o seu funcionamento ideal (além de evitar o aparecimento de cheiros desagradáveis).

Posicione os itens de forma adequada

Talvez devesse existir um curso para ensinar as pessoas como posicionar os utensílios dentro da lava-louças. Realmente, não é uma tarefa fácil e requer alguns cuidados.

Como regra geral, ao carregar a máquina de lavar louça, posicione o lado sujo dos pratos para baixo e/ou no centro da máquina. Isso garantirá que a água alcance e limpe de forma eficaz esses itens.

Para uma lavagem eficiente, coloque os pratos no rack inferior com as superfícies sujas voltadas para o centro, onde o jato de água é mais forte. Panelas e frigideiras devem ser inclinadas para baixo no rack inferior para uma melhor limpeza. Os copos devem ser colocados na prateleira superior, entre as hastes do rack, não sobre elas, para evitar manchas de água e possíveis quebras.

Se a sua máquina de lavar louça possuir um cesto para talheres, coloque os garfos com os dentes para cima, as facas com a lâmina voltada para baixo e as colheres intercaladas para evitar que se encaixem umas nas outras.

Evite empilhar os itens ou bloquear os braços aspersores.

Mesmo que seja tentador encaixar mais pratos do que o recomendado na máquina de lavar louça, é importante resistir a essa tentação. Se você empilhar os itens a água não será capaz de alcançar e limpar o prato que está por cima.

Obedeça sempre o limite máximo de utensílios que sua lava-louças comporta. Por exemplo, um modelo de 8 serviços irá lavar em um único ciclo até 8 pratos. Não adianta colocar mais que isso, pois você pode não ter um resultado satisfatório.

Faça a limpeza regular do filtro

Se o filtro da máquina de lavar louça não estiver limpo, você terá dificuldades para obter louça completamente limpa. Felizmente, a manutenção não é complicada. Para mantê-lo limpo facilmente, utilize regularmente um limpador específico para máquinas de lavar louça, como citamos anteriormente. Além disso, entre as limpezas, é recomendável verificar a prateleira inferior em busca de possíveis resíduos de comida que possam ter caído.

Se a sua máquina de lavar louça possui um filtro removível, é uma boa ideia fazer uma verificação ocasional. Em muitos modelos, basta desencaixá-lo e removê-lo (no manual do proprietário você pode encontrar orientações precisas), e depois enxaguá-lo em água quente corrente. Em seguida, utilize uma esponja ou uma escova macia, como uma escova de dentes antiga, para limpar a tela de malha e a moldura de plástico, removendo quaisquer resíduos de gordura ou partículas presas. Por fim, encaixe-o de volta no lugar.

Antes de concluir, lembre-se de limpar as bordas da porta e a vedação de borracha com um pano úmido ou uma esponja, para garantir que nenhum resíduo de gordura ou comida fique acumulado.

No vídeo abaixo, do canal La Casa da Mineira, você encontra um exemplo de como remover o filtro da Electrolux LE08S. O mecanismo será muito parecido para outros modelos.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

      Deixe uma Comentário

      melhoreslavaloucas.com.br
      Logo